Entre Palavras

Grato Por Qual Motivo?

Antonio Marcos de Souza
Por
Antonio Marcos de Souza
24 de fevereiro de 2026 às 11:142 min
Grato Por Qual Motivo?
Foto: Reprodução
Compartilhar

Reconhecer essa ideia e as qualidades infinitas que vemos na humanidade confere um sentido espiritual ao nosso bem-estar físico e emocional, e nos faz ver o ser humano como a obra-prima da criação.

Em nosso mundo, onde as pessoas estão sempre pensando no futuro e querendo resolver as coisas de forma rápida, a pergunta “por que devemos ser gratos?” nos faz pensar sobre o que realmente importa na vida. A gratidão é algo que muitas vezes passa para segundo plano quando pensamos em conquistas materiais, mas na verdade, ela vem do simples fato de reconhecer que estar vivo é um presente incrível. Todo dia, quando acordamos, recebemos o que pode ser considerado o maior prêmio do dia: a saúde e a energia para enfrentar um novo dia, algo que frequentemente passa despercebido em meio à correria do dia a dia.

Para entender o quanto essas coisas simples são importantes, basta lembrar do que aconteceu durante a pandemia da Covid-19. A crise sanitária mostrou de forma dura e cruel como somos frágeis, e nos fez lembrar que coisas básicas, como respirar, são verdadeiros tesouros. Naquela época, muitas pessoas lutaram por ar, algo que é gratuito e abundante, mas que, quando falta, pode ser fatal. Isso nos serve como um lembrete de que o simples ato de respirar é um presente que não recebe a atenção que merece, e que dependemos de coisas naturais que não controlamos.

A vida humana é rica em experiências que nos conectam ao mundo e uns aos outros. Podemos ver o mundo em cores incríveis, reconhecer o rosto das pessoas que amamos e sentir a presença dos amigos de forma confortadora. Com os olhos, podemos medir emoções, perceber sentimentos e criar laços profundos que as palavras nem sempre conseguem expressar. Além disso, as coisas simples do dia a dia, como falar, expressar amor, caminhar, correr e saborear diferentes alimentos, mostram a complexidade do ser humano, um sistema que funciona em harmonia e que ainda é difícil de entender completamente.

A ciência, apesar de todos os avanços, ainda considera o cérebro humano um mistério. Diante de tanta complexidade e perfeição, é natural se perguntar de onde vem tudo isso. Para muitas pessoas, a resposta está na ideia de um “Criador", Jeová Deus, que é visto como o responsável por criar a humanidade à sua imagem. Reconhecer essa ideia e as qualidades infinitas que vemos na humanidade confere um sentido espiritual ao nosso bem-estar físico e emocional, e nos faz ver o ser humano como a obra-prima da criação.

Portanto, devemos sempre ser gratos. Seja ao olhar para o céu cheio de estrelas, ao admirar a diversidade das flores, ou simplesmente ao sentir o ar entrando nos pulmões, o ato de agradecer é um reconhecimento das coisas incríveis que recebemos por amor. É um retorno à essência, onde paramos de pensar apenas no que nos falta e começamos a valorizar o que já temos, celebrando a vida como uma expressão de cuidado e uma oportunidade constante de renovação.

Antonio Marcos de Souza

#grato#gratidão#milagre#Deus#respirar#enxergar#viver

Comentários

(0)

Comentários passam por moderação antes de aparecer.

Carregando comentários...

Leia também