Escola Ana Neri e AEE celebram o Outubro Rosa
No dia 24 de outubro, a Escola Municipal Ana Neri promoveu um emocionante dia de conscientização sobre o câncer de mama, em apoio à campanha do Outubro Rosa

No dia 24 de outubro, a Escola Municipal Ana Neri promoveu um emocionante dia de conscientização sobre o câncer de mama, em apoio à campanha do Outubro Rosa. Foi um momento marcado por união, aprendizado e empatia, que fortaleceu ainda mais a rede de apoio entre os profissionais da escola e a comunidade.
Todos os profissionais de apoio, professores do AEE, gestores e demais funcionários estiveram presentes para ouvir o depoimento tocante da colega Vera Lúcia, que há cinco anos venceu a doença. Com coragem e sensibilidade, ela compartilhou sua história de superação e reforçou a importância do autoexame e da busca por um mastologista diante de qualquer sinal suspeito. Sua fala foi um lembrete poderoso de que informação e prevenção salvam vidas.
A emoção se intensificou com o depoimento de sua prima, Ana Cristina, que atualmente enfrenta a luta contra o câncer de mama. Ela destacou a importância de se conhecer, se tocar e, ao menor sinal, procurar imediatamente um médico. Suas palavras ecoaram como um chamado à consciência coletiva: o diagnóstico precoce é a chave que pode salvar até 90% das vidas.
Os números reforçam essa urgência. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Para o ano de 2025, são estimados 73.610 novos casos da doença no país. Em 2023, mais de 20 mil mulheres perderam a vida em decorrência do câncer de mama. Esses dados nos lembram que campanhas como o Outubro Rosa não são apenas simbólicas, mas essenciais para ampliar o acesso à informação, à mamografia e à prevenção.
Mais do que uma campanha, o encontro foi um gesto de cuidado coletivo. Foi sobre dar voz às histórias, sobre transformar dor em aprendizado e sobre fortalecer vínculos de solidariedade. A escola se tornou, naquele dia, um espaço de acolhimento e esperança, reafirmando que a educação também é feita de empatia e de compromisso com a vida.
Antonio Marcos de Souza






